Aqui encontras, sempre, o que procuras!

Centro Jovem

Esperamos por ti!

Pousadinha

Faz a diferença!

Voluntariado

Pretendemos um futuro melhor na nossa comunidade! Apostamos em ti!

Projetos

A Associação Juventude de Vila Fonche participou, recentemente, em mais uma atividade ao abrigo do Programa Erasmus+. Esta atividade (Curso de Formação para trabalhadores de Juventude) decorreu em Cerrito (Paraguai), de 28 de outubro a 6 de novembro.

Durante este curso de formação, a Associação Juventude de Vila Fonche esteve representada por Diana Cerqueira, Francisco Barros e Hélder Costa. Este curso de formação faz parte de um projeto intitulado “YEEE – Youth Educations on Environment & Entrepreneurship”.

YEEE é um projeto de Reforço de Capacidades coordenado pela Associação italiana P.E.CO e no qual a Associação Juventude de Vila Fonche é parceira. Para além destas duas organizações, este projeto conta, ainda, com a parceria de mais uma organização europeia (Espanha) e três da América Latina (México, Equador e Paraguai).

Este projeto de Reforço de Capacidades terá a duração de 2 anos e tem como principal objetivo a partilha de boas práticas sobre políticas de juventude, desenvolvidas nos países Europeus e nos países da América latina, nas temáticas de “ambiente” e “sustentabilidade”, através da implementação de atividades com base na educação não formal e empreendedorismo social.

Durante o curso de formação que decorreu no Paraguai, os trabalhadores de juventude, dos vários países, exploraram e aprenderam novas ferramentas de trabalho sobre empreendedorismo social e de que maneira estas ferramentas podem ter um papel essencial no desenvolvimento rural. Houve, ainda, espaço para uma análise mais profunda das necessidades das organizações parceiras e desenvolvimento de um plano de ação para colmatar essas mesmas necessidades.

Para nós, Associação Juventude de Vila Fonche, este curso de formação permitiu-nos refletir a nível interno e redefinir estratégias para o futuro e sustentabilidade da nossa organização. Foram, sem dúvida, dias intensos, repletos de muitas aprendizagens e reflexões pessoais e profissionais.

Nos últimos dois dias deste curso de formação foram, ainda, planeados os dois Intercâmbios de Jovens que fazem parte deste projeto. O primeiro intercâmbio decorrerá no México de 10 a 18 de janeiro e o segundo será em Itália de 19 a 27 de março. Estes Intercâmbios irão envolver 5 participantes, com idades entre os 18 e 30 anos, e 2 líderes de grupo de cada um dos parceiros. Durante estas duas atividades espera-se que os participantes aprendam algumas ferramentas de empreendedorismo social e percebam/reflitam acerca da importância e impacto que estes projetos podem assumir para o desenvolvimento rural.

As três pessoas que representaram a Associação Juventude de Vila Fonche regressaram com a mochila repleta de novas aprendizagens e novas ideias para futuros projetos que irão, sem dúvida, beneficiar a nossa organização, bem como, os jovens da nossa comunidade.

 

Galeria

Atividades

Mais perto de ti!

Pousadinha

À tua espera!

A nossa equipa

Juntos somos melhores!